Todos despejam inquilinos

FOMENICAS

Há alguns dias tive conhecimento de um acontecimento desconcertante. Não é uma notícia falsa. É mesmo verdadeira. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) também manda os seus inquilinos para a rua.

Ora vejam, dois jovens acabam de ser notificados para entregarem a casa onde residem. O contrato de arrendamento de cinco anos está a terminar. Os serviços da SCML nem colocam a hipótese dos seus arrendatários quererem renovar o contrato.

Os termos da notificação são vagos. A habitação irá  continuar no mercado de arrendamento? Pelo certo, vai. Os jovens sempre cumpriram os termos do contrato. Não existe qualquer hipótese de haver fundamento, por qualquer incumprimento, para a não renovação.

Como se percebe, uma renda decorrente de um contrato de arrendamento de há cinco anos, em Lisboa, não é barata, Todos os anos houve o aumento, nos termos da legislação em vigor. Era plausível e legal, que lhes perguntassem se queriam renovar. Mas não aconteceu. O que efetivamente se verifica é isto: fim do contrato de arrendamento, “ponham-se na rua!”.

Os termos da notificação não são estes: “ponham-se na rua”, mas descodificando a mensagem pode ler-se assim. Não creio que a SCML esteja no mercado especulativo do arrendamento na cidade. Mas é mesmo verdade que convida os seus inquilinos a abandonar as habitações arrendadas no fim dos contratos. Assim, sem mais.

A legislação em vigor é para cumprir dirão algumas pessoas. Sim, por isso mesmo, a Lei do Arrendamento Urbano não prevê a possibilidade de os arrendatários assinarem mais contratos além do primeiro? Não têm direito de preferência?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: