Giuseppe Garibaldi – uma grande vida vivida

data=BzLR_uUZCrHrz-5_SElEBqJ39P_Sf1QcxfJojqqlAHdO-GL5Q8WapOJQ8m53L6ZuwHWUztkakjUvb25i0N_f0KCJ3-tS2wI7aAp3rYgPFcpQikKR2XkHU7filVgyxL1pyn6cIcirjmANESvrwsnrhtuL_ii8D7_ZADY2RzZ2ADQuAtSLgzcms

Foto:googlemap.

Quando escrevi sobre San Marino encontrei o nome de um homem, a quem este país deu asilo no tempo da unificação italiana, que se chama Giuseppe Garibaldi.

Com a designação de Garibaldi eu conhecia pouco mais que um bolo (costumava apreciá-lo na pastelaria Castália, Lisboa) mas ao homem que lhe deu o nome não tinha dado atenção, mas fiquei curiosa.

Então vamos lá ver quem foi esta pessoa, quem foi este militar de quase toda a sua vida.

Giuseppe Garibaldi nasceu em Nice no dia 4 de julho de 1807, quando Nice pertencia ao reino da Sardenha e morreu na ilha italiana de Caprera.

Giuseppe Garibaldi teve uma vida preenchida de lutas desde os seus 18 anos, aderiu ao movimento de unificação dos estados italianos, que se tinham separado com a queda do Império Romano no Sec.v.

Garibaldi foi condenado à morte por ter estado à frente de uma conspiração, mas conseguiu fugir da prisão. Foi o início das suas lutas fora da Europa.Chegou ao Brasil, onde se integrou no grupo revolucionário chamado os ferroupilhas. Lutou ao lado dos republicanos no Uruguai, na Argentina.

Voltou à Europa onde continuou as suas lutas com muitas vitórias e também com derrotas. Participou ativamente na unificação de Itália, esteve ao lado do rei da Sardenha, Vitório Emanuele, que viria a ser coroado rei da Itália unificada.

Giuseppe Garibaldi teve um rancho de filhos de várias mulheres. Morreu na sua casa da ilha de Caprera em 2 de junho de 1882.

Hoje uma sua bisneta organiza a sua biografia.

Muito mais está escrito sobre este homem. Quem continua curioso tem publicadas outras informações mais detalhadas.

transferir

Foto:wikiwand.com (Giuseppe Garibaldi).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: