Um dia destes não há praia. A praia do Carvalhal hoje estava dividida em duas. O rio que corre das terras a nascente e que costumava deslocar-se até ao mar junto à barreira do lado direito, este ano, mudou o leito e espraia-se atravessando as areias da praia até ao mar do lado esquerdo da praia.
Hoje a água estava particularmente escura. Eu tenho esperança que aquela água escura se devesse só a sedimentos da vegetação que o rio tenha levado até às areias da praia.
A praia do Carvalhal, este ano, como já acontece há muitos mais anos, tem Bandeira Azul. Penso que foi a cor da bandeira que hoje deu confiança a muitos pais para deixarem os filhos brincar naquelas águas acastanhadas.
Na foto que abaixo publico é possível ver o estado da água que hoje fazia uma grande albufeira no areal da praia do Carvalhal.
Esta alteração do rio já aconteceu em muitos outros anos. Eu sei que são as marés que o ajudam a desviar. Mas era costume a Câmara Municipal de Odemira corrigir o desvio do rio. Este ano não aconteceu.
Creio que outros cidadãos como eu devem ter feito algumas perguntas à Câmara sobre se não seria possível intervir um pouco em benefício da praia do Carvalhal e dos seus utilizadores. Se o fizeram não devem ter tido resposta. Eu recebi, em resposta a um mail de 27 de julho, uma resposta automática, indicando que o meu texto tinha sido registado.
Mas hoje, como já referi, a minha praia que também já é a praia de muitas outras pessoas, estava mal, como não me lembro de a ter visto. Prestem atenção à foto que abaixo publico.
Foto: Desobrigado (praia do Carvalhal – Odemira – em 2017-8-23).
Deixe uma Resposta