Vai um chá?

A propósito de uma notícia da Lusa, vamos ver o que é o chá. As folhas secas da camélia sinésis (existem cerca de 3000 variedades) são o chá.

A diferença entre chás está na localização geográfica das plantas (altitude, qualidade dos solos, condições atmosféricas) no híbrido utilizado, nas folhas selecionadas, no método de tratamento dessas mesmas folhas.Vamos lá ver, então, como se produz, como se fabrica, talvez seja melhor dizer assim, o chá.

O chá preto e o chá verde são fabricados a partir das mesmas folhas da camélia sinesisO que torna estes chás diferentes é o processo de preparação das folhas. Como diz a Gorreana, uma das duas empresas de chá, que a Lusa diz existirem nos Açores:

“Na produção do chá preto as folhas são deixadas a murchar e enroladas causando o esmagamento parcial da folha. Mais tarde são expostas ao ar para dar continuidade ao processo lento e natural de oxidação, fermentação e secagem.”

“Na produção do chá verde as folhas são esterelizadas com vapor sendo depois enroladas e secas através do método Hysson por forma a produzir um chá encorpado rico em taninos e de cor esverdeada.” O método Hysson é muito antigo e provém do Oriente.

Já agora vamos preparar um chá:

Use água de boa qualidade. Coloque-a a aquecer e quando aparecerem as primeiras bolhas retire-a do lume. Adicione o chá e mantenha-o tapado durante cinco minutos. Coe e está pronto a servir.

Tome-o simples, de preferência sem açúcar e sem acompanhamentos, para apreciar todo o sabor e todo o aroma. Não reaqueça o chá.

É verdade, falta a notícia da Lusa sobre o trabalho do investigador português, José Batista, doutorado em bioquímica analítica. Que estuda chás há cerca de 10 anos e concluiu que o chá verde dos Açores possui uma substância que fomenta as funções cognitivas e pode combater demências (Alzeimar e Parkison) e, até, aumenta a criatividade.

A Lusa cita o investigador: “Depois de fazer uma recolha [de chás de todo o mundo] cheguei à conclusão que o chá dos Açores consegue ser superior aos outros em teor de polifenóis” (micronutrientes existentes em alguns alimentos). Diz, ainda, o cientista que o chá verde tem um efeito contrário à cafeína. É um relaxante natural sem efeitos secundários como a sonolência. É rico em antioxidantes.

Nos Açores existem duas empresas produtoras de chá, as duas no Concelho da Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel (Gorreana e Porto Formoso).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: