Se tivesse rodas era uma trotinete

Vendo, ouvindo e contando

1)

Na rádio Antena 1, no programa Geometria Variáve(1), a jornalista, Maria Flor Pedroso, fez uma pergunta a Francisco Louçã (cito de memória): “A manutenção do apoio a esta situação política de governo PS, minoritário, pelo BE se não forem cumpridas as vossas condições o Governo vai abaixo? Ao que ele respondeu: “Isso não é assim, se a senhora tivesse rodas era uma trotinete” e ela, a jornalista com jota grande, deu uma sonora gargalhada e a conversa continuou interessante como sempre.

(1) Geometria Variável, da jornalista Maria Flor Pedroso. O programa tem dois comentadores residentes (Carlos Coelho e Nuno Severiano Teixeira) e um convidado (nesta edição foi Francisco Louçã). 

2)

No encontro das direitas, do grupo a que chamaram MEL – Movimento Europa e Liberdade – alguém colocou o microfone à frente de um elemento do Chega e ele disse (cito de memória): “Estão a diabolizar o Chega e assim engordam o sapo que mais tarde terão de engolir”. Forte, muito forte, mas horrorosa, muito horrorosa esta frase.

3)

José Rodrigues dos Santos, jornalista da RTP, noticiando aquele caso recente de bulling, leu um texto sobre os principais protagonistas do caso, que dizia: “Trata-se de uma adolescente e de uma criança”. A mim soou-me a ridículo.

Não está em causa que tenham existido maus tratos (documentados em vídeo), mas sim a apresentação dos factos. É que a adolescente (ofensora) tem 13 anos e a criança (vítima) tem 12. Já sei, o jornalista baseia-se na definição de Freud, para quem a adolescência se situa entre os 13 e os 18 anos, portanto a rapariga é uma adolescente e o rapaz é uma criança. Mas José Rodrigues dos Santos também podia olhar para Erikson que situa a adolescência entre os 12 e os 18 anos (veja-se o estudo do ISCTE, Empatia e Agressividade na Adolescência e Sucesso na Escola, em https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/5504/2/Trabalho%20a%20Anexos.pdf.

Imagem: Pixabay

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: