Seguros sociais obrigatórios – 1919

Perguntarão a que propósito são para aqui chamados, hoje, os Seguros Sociais Obrigatórios, instituídos em 1919? É verdade que já lá vai quase um século, mas, mesmo assim, parece um assunto importante.

Tinha terminado a Grande Guerra, a Sociedade das Nações incentivava os países a criarem um estado social novo que protegesse as pessoas, pela aplicação de todas as formas de seguros sociais obrigatórios, contra a doença, desastres de trabalho, invalidez e velhice, “por um regime de trabalho que deixe de ser uma opressão”.

Foi assim que Portugal, pelo Decreto n.º 5:640, de 10 de maio de 1919, criou o Instituto dos Seguros Sociais Obrigatórios e de Previdência Geral, no âmbito do Ministério do Trabalho, que chegou a ser uma instituição monumental.

Hoje só queria acentuar aqui como foi feito o seu financiamento, que não onerou mais a Fazenda Pública. Pediram, para o efeito, um pequeno esforço às sociedades anónimas. Cobravam 2% sobre os prémios cobrados pelas sociedades anónimas de seguros. Para os fundamentos desta cobrança apresentaram estudos sobre os lucros destas empresas e demonstraram como era pouco aquilo que lhes ia ser pedido.

Já agora, será que quem de direito não quererá aproveitar este precedente?

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers gostam disto: