Estava a consultar dados estatísticos na página da internet do Instituto Nacional de Estatística (INE), na rubrica importações. Queria saber que bens importamos mais e quem nos vende esses bens. Mas depressa encontrei algo mais interessante. Embora ainda por causa das importações.
Ora vejam lá se não é giro. falo das ilhas São Pedro e Miquelon, de onde importamos alguns bens, embora pouca coisa. De janeiro a abril, do corrente ano, o INE regista entradas no valor de 272600,00€ (depois de saber a localização geográfica descubro o que elas nos vendem).
Então vamos ver: as ilhas São Pedro e Miquelon situam-se no Oceano Atlântico, a sul da Terra Nova; pode dizer-se que são uma possessão francesa, constituem a parte que restou do império francês na América do Norte entre os séculos XVII e XVIII; a capital é São Pedro; as duas ilhas têm uma população aproximada a 6000 habitantes; a língua oficial é o francês; a religião é cristã; a moeda é o euro.
Estas ilhas estiveram alternadamente sob o domínio de França e da Grã-Bretanha. Pelo tratado de Paris de 1814 foram atribuídas definitivamente a França.
Vamos ver como são as temperaturas nestas ilhas (quase adivinho): a temperatura máxima (média anual) ronda os 8 oC; a temperatura mínima (média anual) ronda os 3 oC; agosto é o mês mais quente.
Ainda falta referir que as principais exportações são os moluscos, o peixe fresco, os crustáceos.
Parece-me um bom destino de férias.
Mapa: googlemap.
Deixe uma Resposta