Eu gosto de pequenos países. Eu gosto de países que pouca gente conhece. Eu gosto de saber informações sobre esses países e também gosto de os dar a conhecer.
Os decretos do Presidente da República costumam incentivar as minhas descobertas. Ontem foi publicado, no Diário da República, o Decreto do Presidente da República n.º 44/2017, que nomeia o Embaixador não residente para as Ilhas Cook.
Então, a propósito, vamos saber mais algumas informações sobre as Ilhas Cook: devem o seu nome ao capitão James Cook, que as avistou no ano de 1770; foram um protetorado britânico; no início do séc. xx passaram para o controlo administrativo da Nova Zelândia; em 1965 os naturais votaram a favor de um governo próprio, embora as ilhas continuassem associadas à Nova Zelândia.
Outras informações sobre as ilhas: situam-se no Pacífico Sul (Polinésia); são 15 pequenas ilhas; a sua área total é de 240 km2; abrangem uma área total de mar de 1.8 mil km2; a capital é Avarua, situada na ilha Rarotonga; as línguas oficiais são o inglês e o rarotangano; a moeda é o dólar da Nova Zelândia; os habitantes são designados por cookianos; as fontes de rendimento são o turismo, as pérolas, a pesca, a agricultura e os serviços.
Foto: google.pt – localização geográfica das Ilhas Cook.
E assim iniciei a viagem às Ilhas Cook.
Deixe uma Resposta