Merengue é um doce, uma música e uma dança.
O doce, que pode ter sido inventado por freiras italianas, é confecionado com claras de ovos e açúcar branco.
A dança, que se tornou nacional dominicana e é também muito querida em vários outros países latinos, é originária de África. Foi disseminada pelos escravos um pouco por todo o mundo.
Os adeptos e os atletas do Real Madrid são chamados de os merengues. Tem alguma graça esta designação tão do povo, para um clube que já foi galático e ao qual um rei ofereceu o título de Real (aconteceu em 1920, ao clube designado, então, de Madrid Foot Ball Club, que tinha sido fundado em 1902).
Então qual a ligação do Real Madrid ao merengue? Talvez se deva aos equipamentos brancos. Possivelmente por as suas camisolas e os calções serem alvos, como o doce, desde a fundação do clube.
Mas vejam bem, virtualmente a designação dos madrilistas pode dever-se também à música e à dança executada com um dos pés dos dançarinos a marcar o tempo e o outro a arrastar pelo chão. Os passos, dos pares enlaçados, são fáceis e muito rápidos, como os passes e as fintas dos especialistas do Real.
Hoje, lá mais para a noitinha, defrontam-se o Real Madrid e o Bayern de Munique. Os merengues serão doces ou danças? Vamos aguardar um pouco e depois veremos se os alemães não soltam o urso Berni.

Imagens: Pampayfrontera (dança) e Record.pt (futebol)
Deixe uma Resposta