O Tango, Argentina; América do Sul

RETOMAR A VIAGEM PELA AMÉRICA DO SUL

Da última vez que estive aqui, a Sul, tinha acabado de deixar o Chile, vinha lá de cima, do norte do país. Agora estou aqui, vou centrar-me, mais uma vez, no meu objetivo principal, que é o de situar os países geograficamente. Somente para relembrar e fixar o saber.

Então, antes de mais, é interessante indicar, mais uma vez, que estou mesmo a Sul, na América do Sul, aqui onde ficam territórios tão interessantes como a Patagónia e a Terra do Fogo, que a Argentina divide com o Chile. Estou a olhar para o Norte. À minha direita está o Oceano Atlântico e à minha esquerda está o Chile.

Agora que voltei aqui abaixo, como eu gostava de ir mais para o sul do Sul! O que fui sabendo sobre a Terra do Fogo incita-me a passar o estreito de Magalhães e ir até lá, mas não posso. Os limites delineados da minha viagem não chegam tão a sul.  A Terra do Fogo fica para próximas viagens.

FRONTEIRAS DA ARGENTINA

A Argentina é um grande país da América do Sul. É o segundo maior, em extensão territorial, depois do Brasil. Então vamos ver quais são os países seus vizinhos. Como já escrevi, estou sempre virada para o Norte. A Argentina, em todo o seu comprimento, faz fronteira com o Chile aqui à minha esquerda. À direita encosta-se ali ao Oceano Atlântico. Depois estão ao seu lado o Uruguai e o Brasil, a norte é vizinha do Paraguai e da Bolívia. Geograficamente já está assente o que havia para acentuar.

O TANGO NA ARGENTINA – DANÇANDO EM CASA E NA RUA

Já recapitulei os limites geográficos do país, agora vou dar, por aqui, uns passeios, embora apressados, mas não deixarei de visitar o que de mais importante há neste grande país. Mais tarde, fica já determinado, passarei a fronteira a caminho do Uruguai. Mas este país tem tanto para oferecer. O Uruguai vai esperar por mim mais do que eu supunha, pois apetece-me ziguezaguear por aqui, em zigues e zagues enormes. É minha intenção chegar lá acima e quero-vos sempre por perto. Vamos ver se serei capaz de dançar o Tango.

Mesmo agora, entro numa rua um pouco escura, ouço música ao longe e continuo a caminhar. O som já está mais perto. Juro que alguém toca Astor Piazzola. Avanço e já estou próxima da fonte da música. Uma porta abre-se de par em par. Espreito, o espaço é amplo,  há muitas pessoas sentadas à volta de mesas e, ao centro da sala, três pares enlaçam-se,  corpos colados, altivos, dançam o Tango.

Eu continuo o meu caminho. Vejo dançarinos na rua, mas prossigo. O tango fica para outro dia. Quero jantar.

argentina - tango Wikipédia org.
Imagem: Wikipédia.org

CONTINUA…

One thought on “O Tango, Argentina; América do Sul

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: