A SIC ganha? eu também devia

O moderador e dois analistas debatiam o jogo Benfica versus Standard de Liege. Passaram ao repórter no exterior do Estádio da Luz que acompanhava a chegada do autocarro com a equipa em direto.

Enquanto o jornalista descrevia, o que entendia poder vir a ser o jogo, a câmara focava, focava e focava a marca do autocarro. Faziam publicidade dissimulada ou oculta? Era o que parecia.

Já agora, a propósito, vejamos o que é publicidade dissimulada. Para isso consultemos o Código da Publicidade, publicado em anexo ao Decreto-Lei n.o 330/90, de 23 de outubro, e que dele faz parte integrante.

Artigo 9.o – Publicidade oculta ou dissimulada 

“1 – É vedado o uso de imagens subliminares ou outros meios dissimuladores que explorem a possibilidade de transmitir publicidade sem que os destinatários se apercebam da natureza publicitária da mensagem.
2 – Na transmissão televisiva ou fotográfica de quaisquer acontecimentos ou situações, reais ou simulados, é proibida a focagem direta e exclusiva da publicidade aí existente. 

3 – Considera-se publicidade subliminar, para os efeitos do presente diploma, a publicidade que, mediante o recurso a qualquer técnica, possa provocar no destinatário percepções sensoriais de que ele não chegue a tomar consciência.” 

https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/74450489/201901161046/exportPdf/normal/1/cacheLevelPage?_LegislacaoConsolidada_WAR_drefrontofficeportlet_rp=diploma

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: