Brunei Darussalam – também quero ser nomeada

 

imagem brunei

Volto aos decretos do Presidente da República, que, na verdade, são bem interessantes. Hoje é publicado o n.º 38/2017, que nomeia o ministro plenipotenciário para o Brunei Darussalam.

Então vamos ver que país é este. O Brunei Darussalam é um sultanato situado no continente asiático. A sua capital é Bandar Seri Begawan. Tem uma área de 5765 Km2. possui 450000 habitantes. As cidades mais importantes são a capital e Kuala. O clima é equatorial. Os idiomas são o malaio, o inglês e o chinês. A moeda oficial é o dólar bruneiano.

Numa lista dos países mais ricos do mundo, publicada em 2016, o Brunei Darussalam situa-se em quarto lugar (Revista Global Finance, citada pelo Jornal I em 2016/04/01). No Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) apresenta o valor de 0,865, encontra-se em 30.º lugar (Portugal está em 41.º, com 0,843) (OCDE, 2016).

O IDH é calculado com base na riqueza dos estados PIBpc, a esperança média de vida e a alfabetização, cada uma com igual ponderação à do PIBpc. Diz-se que a colocação das duas últimas variáveis tem como objetivo colocar as pessoas como a verdadeira riqueza das nações.

Também é interessante saber-se que ministro plenipotenciário é uma categoria da carreira diplomática. Já agora fica também escrito que as categorias são as seguintes: “adido de embaixada, secretário de embaixada, conselheiro de embaixada, ministro plenipotenciário e embaixador (…)”. “Os funcionários diplomáticos são admitidos, por concurso público, ingressando na categoria de adido de Embaixada” (informação do site do Governo de Portugal).

Agora já sei que não posso ser nomeada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: