Ora agradeça-me lá

cropped-img_2105.jpgNão gosto mesmo nada de ouvir uma mulher agradecer dizendo obrigado e também não me agrada ouvir um homem que agradece com um obrigada.

É verdade, reina a confusão. Até ouço homens e mulheres que agradecem conforme a pessoa a quem se dirigem. Ora vejam lá ainda hoje de manhã, no café, um dos empregados, homem, agradecia a uma mulher dizendo-lhe “obrigada”. Fiquei mais um pouco a prestar atenção, quando ele atendeu um homem agradeceu-lhe dizendo “obrigado”. Assim, como ele, fazem muitas outras pessoas.

É verdade, há muita gente a usar mal o adjetivo. Embora não tivesse dúvidas que o agradecimento deve concordar em género com a pessoa que agradece, mas pelo sim pelo não fui aprofundar um pouco o assunto. Até porque em alguns ambientes chego a sentir-me como a mãe do soldado que marchava sozinho para o lado contrário ao que marchava resto do pelotão e a mãe achava que os outros estavam todos errados.

Mas não era o caso. Mesmo assim consultei algumas informações e sim, confirma-se o agradecimento deve concordar em género com a pessoa que está agradecida.

Já agora fica aqui alguma da informação que recolhi, que é resumidamente assim: quando um homem agradece deve dizer obrigado; quando uma mulher agradece deve dizer obrigada; quando um homem agradece em seu nome e em nome de várias pessoas deve dizer obrigados; quando uma mulher agradece em seu nome e em nome de várias mulheres deve dizer obrigadas; quando uma mulher agradece em seu nome e em nome de homens e de mulheres deve dizer obrigados.

Uma das minhas fontes de informação foi, na Internet, “o Pórtico da língua portuguesa” e aqui, neste site, existe mais uma nuance que contempla aquelas pessoas que agradecem sempre com obrigado, independentemente do género a que pertencem e do género a que dirigem o agradecimento.

A nuance é usar obrigado como uma interjeição de agradecimento. Sendo, assim, a palavra obrigado é invariável, mas também lá se acrescenta “não é recomendável”.

Para reflexão: talvez a escola não tenha dado importância aos agradecimentos dos alunos.

2 thoughts on “Ora agradeça-me lá

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: