Hoje vamos até ao Rochedo, não é desconhecido e também não é longe, mas hoje parece-me uma boa ideia ir até lá e procurar saber coisas sobre Gibraltar (território e estreito). Não vou referir a influência da mitologia na abertura do rochedo e na formação dos Pilares de Hércules. Eu quero saber sobre a atualidade. Até porque o que os técnicos especializados na matéria dizem é que este estreito resulta da separação de duas placas tectónicas – a Placa Euro-Asiática e a Placa Africana.
Gibraltar é um dos territórios ultramarinos britânicos desde 1713 (Tratado de Utrecht): é uma pequena península com 1.2 km de largura e 5 km de comprimento. A norte tem fronteira terrestre com Espanha e a sul, este e oeste com o Mediterrâneo. É estratégico militarmente; o seu clima é temperado mediterrânico.
O estreito de Gibraltar é uma via marítima muito frequentada, diz-se que é das mais frequentadas do Mundo.
Outras informações sobre Gibraltar: tem cerca de 30000 habitantes, que têm respondido em referendos gostar da soberania britânica, embora, de vez em quando, Espanha reclame o território; os seus habitantes são designados de gibraltinos e trabalham, maioritariamente, nas Docas e nas bases da NATO; as principais atividades económicas são as reparações e o abastecimento de navios, o turismo, o comércio; os macacos, que divertem os turistas, fazem parte do património de Gibraltar.
Foto: Wikipédia – macaco de Gibraltar.
Ainda há muitas outras coisas interessantes sobre Gibraltar, como é o caso da participação, pela primeira vez, de uma seleção de futebol no Campeonato Europeu de Futebol, o Euro 2016, que não correu muito bem. Perderam todos os jogos da fase de qualificação, marcaram dois golos e sofreram 56. Ficou a experiência.
Foto: Google-map – territórios britânicos no mundo (Gibraltar está assinalado à esquerda do “E” de Europa).
Deixe uma Resposta