Florestas, lagostas, faróis – o Maine

O Maine é um dos 50 estados dos Estados Unidos da América.

É verdade que eu gosto de visitar e saber mais sobre pequenos e desconhecidos países e territórios. Não é o caso do Maine que é um dos estados dos Estados Unidos da América. Mas Paul Theroux despertou o meu interesse (em O Último Comboio para a Zona Verde). Escreveu ele: “… tem uma das costas mais nobres e bem conservadas do planeta…”. Então apeteceu-me saber um pouco mais sobre o Maine.

A costa é rochosa e tem grandes baias de águas muito frias, que são o habitat das abundantes lagostas. A população do Maine (cerca de 1 300 000) vive, na sua grande maioria, no litoral do estado. As florestas cobrem à volta de 90% do território (predominando o pinheiro). A madeira, a pesca (principalmente lagosta) e o turismo constituem a grande riqueza do Maine.

É o estado mais oriental dos Estados Unidos da América. É o maior dos seis da Nova Inglaterra (os outros são: Vermont, New Hampshire, Massachusetts, Rhode Island, Connecticut). A capital é Augusta. A maior cidade é Portland. Os naturais do Maine são designados de mainers. A língua materna de cerca de 90% é o inglês. De 5% é o francês (o Québec ali ao lado). A restante população tem como línguas maternas o espanhol, o alemão, o italiano.

maine costa.jpg

floresta pixabay

lagosta pixabay

Fotos: Fixabay (1- costa e farol, 2 – floresta, 3 – lagosta).

O Maine foi considerado, em 2015, o 2.º estado mais seguro dos Estados Unidos da América. Só Vermont lhe ficou à frente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: