Como pode esta aldeia deixá-los viver assim?

O art.º 65.º da Constituição da República Portuguesa institui: “1. Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar. …”

Este artigo terá sido revogado? Se não vejam lá como a Constituição da República Portuguesa está a ser incumprida. Em São Teotónio, Odemira, numa extensa rua que desemboca na rotunda da Zambujeira do Mar. um casal de idosos vive numa barraca, em setembro de 2017 (é verdade, não devem ser os únicos no País).

Há muito tempo que me causa tristeza vê-los a viver naquela indignidade. Já tive vontade de fazer perguntas à Junta de Freguesia, à Câmara Municipal de Odemira, à Misericórdia, sobre se não podiam fazer alguma coisa por aqueles seres humanos.

Acabei por abandonar aquela ideia, porque um familiar meu me disse: “Talvez seja melhor não te meteres nisso. Sabes que a solução que vão encontrar para eles, na melhor das hipóteses, é enfiá-los num lar de terceira idade. Deve ser isso que eles não querem”. Naquela altura concordei.

Passou mais um ano e aquelas pessoas lá continuam. Parte-se-me o coração vê-los a viver sem um conforto mínimo, quando na aldeia existem tantas casas devolutas. Vejo tantas portas e tantas janelas que nunca se abrem (eu sei que têm donos, mas a Junta, a Câmara, a Misericórdia…).

As instituições públicas têm o dever de zelar pelos seus cidadãos, principalmente pelos mais desfavorecidos, pelos mais frágeis. Porque não o fazem?

Aquelas duas pessoas são cidadãos portugueses. São duas pessoas idosas. Não sei grande coisa sobre elas. Mas sei que vivem ali. Também sei que os portugueses solidários não têm passado por aquela rua. Ou então aquelas pessoas tornaram-se invisíveis. Se não é o caso, como podem não os ver? Como pode esta aldeia deixá-los viver assim?

img_30145.jpg
Foto: DESOBRIGADO (o branco é de um lençol a secar).

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: