OS MENINOS DESCALÇOS

Ontem uma amiga publicou esta fotografia no Facebook. Com a devida vénia reproduzo-a aqui, porque me fez recordar uma conversa azeda de uma pessoa saudosa dos tempos que estes meninos viveram.
Enquanto tomava o pequeno almoço, no meu café do costume, uma senhora com alguma idade, que desconhece que Lei Fundamental do seu país não permite a difusão de ideias contrárias às liberdades, a falar para todos nós, a propósito de nada, só por lhe apetecer, disse: “Faz cá falta um ditador” … e por aí fora… foi-se esticando. Até que alguém lhe disse que ela não podia dizer o que estava a entoar. Tinha sido melhor que a segunda interveniente não lhe desse atenção, pois acabou por sentir-se maltratada. Ofendida. Deixou o pequeno almoço em cima do balcão e virou as costas.
Aquela mulher que só gosta de liberdade para si, não viu os pés descalços dos meninos da fotografia, e também não viu outros, igualmente necessitados, que não foram guardados em retratos. Ela só viu os pés calçados, supondo que estes eram os seus.
Convido-a, a ela, a olhar bem para esta fotografia e a imaginar-se de pés nus pisando o gelo dos invernos.
Deixe uma Resposta