Teletrabalho nem serve para cobrar impostos

EM TEMPOS DE PANDEMIA

As repartições de finanças de Portugal continuam em teletrabalho, hoje dia 27 de maio de 2020. Se isto serve para preservar a saúde pública muito bem, mas se estão algures a trabalhar algumas funções devem exercer. Pelo menos aquelas que se nos afiguram mais simples como, por exemplo, atender telefones e dar informações aos contribuintes. Pelo resultado das diligências que tenho feito diria que nem para darem as respostas mais simples servem.

Vou deixar aqui escrito um caso concreto. Quero pagar o imposto sobre imóveis (IMI). Por qualquer razão não recebi o ofício para fazer o pagamento. Embora saiba que o prazo foi alargado quero liquidar o imposto. Quero, mas não me deixam.

Há dias pedi, por e-mail, para o endereço eletrónico que tirei da página da Internet das Finanças, o número do documento para fazer o pagamento por Multibanco, mas nada feito. Responderam-me prontamente que, devido às regras de confidencialidade não me podiam dar essa informação. Mas vejam bem, eu só pretendo o número do documento do pagamento ao Estado. Oxalá saibam guardar assim tão bem todas as informações dos contribuintes.

Ontem voltei à Internet ao sítio das Finanças onde verifiquei que a repartição do meu bairro tinha um horário de funcionamento e que fechava às 15 horas e 30 minutos. Devia ser verdade. Meti pés ao caminho e lá fui bater com o nariz na porta. Gravei os dois números de telefones que estavam nos folhetos. Sentei-me no passeio e comecei a ligar. O primeiro chamou, chamou, chamou e desligou. O segundo é daqueles do sistema passo-a-passo. Fui seguindo as instruções. Quando cumpri a última indicação é-me devolvida instantaneamente a seguinte gravação: “Prevemos que o tempo de espera seja superior ao desejado, por favor tente mais tarde”. Lindo, não acham? Só atendem por marcação, mas se não atendem os telefones como é que marcam?

Hoje voltei às chamadas telefónicas e o resultado foi igualzinho ao de ontem.

Ó senhores funcionários das Finanças de Portugal eu só quero pagar um imposto ao Estado…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: