EM TEMPOS DE PANDEMIA
As repartições de finanças de Portugal continuam em teletrabalho, hoje dia 27 de maio de 2020. Se isto serve para preservar a saúde pública muito bem, mas se estão algures a trabalhar algumas funções devem exercer. Pelo menos aquelas que se nos afiguram mais simples como, por exemplo, atender telefones e dar informações aos contribuintes. Pelo resultado das diligências que tenho feito diria que nem para darem as respostas mais simples servem.
Vou deixar aqui escrito um caso concreto. Quero pagar o imposto sobre imóveis (IMI). Por qualquer razão não recebi o ofício para fazer o pagamento. Embora saiba que o prazo foi alargado quero liquidar o imposto. Quero, mas não me deixam.
Há dias pedi, por e-mail, para o endereço eletrónico que tirei da página da Internet das Finanças, o número do documento para fazer o pagamento por Multibanco, mas nada feito. Responderam-me prontamente que, devido às regras de confidencialidade não me podiam dar essa informação. Mas vejam bem, eu só pretendo o número do documento do pagamento ao Estado. Oxalá saibam guardar assim tão bem todas as informações dos contribuintes.
Ontem voltei à Internet ao sítio das Finanças onde verifiquei que a repartição do meu bairro tinha um horário de funcionamento e que fechava às 15 horas e 30 minutos. Devia ser verdade. Meti pés ao caminho e lá fui bater com o nariz na porta. Gravei os dois números de telefones que estavam nos folhetos. Sentei-me no passeio e comecei a ligar. O primeiro chamou, chamou, chamou e desligou. O segundo é daqueles do sistema passo-a-passo. Fui seguindo as instruções. Quando cumpri a última indicação é-me devolvida instantaneamente a seguinte gravação: “Prevemos que o tempo de espera seja superior ao desejado, por favor tente mais tarde”. Lindo, não acham? Só atendem por marcação, mas se não atendem os telefones como é que marcam?
Hoje voltei às chamadas telefónicas e o resultado foi igualzinho ao de ontem.
Ó senhores funcionários das Finanças de Portugal eu só quero pagar um imposto ao Estado…
Imagem: Wikipédia (editada) Imagem: Google
Deixe uma Resposta