Esperando sentados pela vacina contra a Covid-19

Ponto de vista

Quando as vacinas são a luz ao fundo do túnel escuro que este maldito vírus nos faz percorrer, estamos a ficar impacientes, inquietos, exasperados, descontentes e fartos de sermos ultrapassados pela esquerda e pela direita, pelos prioritários legais e muito mais pelos ilegais e legais de última hora.

Foi uma das pessoas impacientes que me perguntou quando começava a segunda fase da vacinação e eu respondi-lhe que não sabia. Vendo bem, até sei. 

A segunda fase começa quando forem vacinados todos os profissionais de saúde, todos os profissionais do ensino, todas as pessoas com 80 ou mais anos, todas as pessoas com 50 ou mais anos e com doenças associadas, todos os bombeiros, todos os profissionais das forças da ordem, todos os políticos que queiram ser vacinados, todas as pessoas entre os 40 e os 60 anos (proposta de cientista ontem no Infarmed (1)) e outros que ainda reivindicarão a exceção.

Os saudáveis e bem-comportados cidadãos com mais de 65 anos e menos de 80, que sobrarem depois de tantas exceções, podem esperar sentados pela sua vez. Até porque ainda falta vacinar as pessoas da terceira fase, que será constituída por aqueles que têm 39 anos ou menos e, entretanto, podem passar a ser prioritários.

(1)

Ontem ouvi duas intervenções de cientistas na reunião do Infarmed que me irritaram um pouco, diziam mais ou menos isto, cito de memória: 

“Os internamentos hospitalares dos meses de janeiro e fevereiro foram, na sua maioria, de pessoas com idades entre os 40 e os 60 anos, portanto as pessoas deste escalão etário devem ser vacinadas”; 

“As pessoas de idades entre os 65 e os 80 anos são as que mais cumprem as regras do confinamento e sanitárias”. 

Ora aí está, cria-se mais um grupo prioritário, já que as pessoas que deviam entrar na segunda fase (idade igual ou superior a 65 anos) são muito bem-comportadas, podem esperar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: