Trolls levam prepotência ao poder?

COISAS TRISTES

 

Trolls? Trolls? Trolls? Ah! Já sei. São aquelas criaturas antropomórficas, imaginárias, gigantes e monstruosas do folclore escandinavo. Mas também existem outras criaturas assim designadas que gostam de surfar pela internet e arrastar, por vezes, os seus amigos e seguidores para um sofrimento infundado.

Andam pelas redes sociais a plantar posts difamatórios sobre outras pessoas. São os trolls a praticar trolling. Estes, nas conversas de grupo, enfurecem as pessoas nelas envolvidas. Um troll persegue, assedia e difama outras pessoas.

Existe quem se queixe destes entes tóxicos que se infiltram nos grupos, ofendem e exasperam. Parece ser muito difícil erradica-los ou puni-los. Já tive notícia de, pelo menos uma pessoa, que foi condenada e cumpriu uma pena de prisão efetiva de algumas semanas, por ter ameaçado de morte, insistentemente, uma figura pública. É uma jovem mulher, que se deixou filmar para um documentário. Ela alegou que estava bêbada. No Reino Unido (seu país de origem) andou nas bocas do mundo. Enquanto esteve presa diz ter passado as passas do Algarve. Ela foi carrasco e tornou-se vítima.

Então agora olhemos para outros trolls que andam à solta pelas redes sociais no Brasil. Eles semeiam notícias falsas, ou melhor, publicam mentiras que iludem os incautos. Mentem aos simples. Baralham os que contam discriminar. Roubam votos às mulheres que não respeitam, aos pobres que não representam e às minorias que maltratam. Convencem estes todos que os que concorrem com eles são o diabo.

A coisa está a ficar sofisticada e poderosa. Os trolls ameaçam a democracia e a vida de seres humanos. Eles querem e vão conseguindo colocar a prepotência no poder e, para cúmulo, alguns expressam-se em português.

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: