Olá Mundo somos os Caretos de Podence Património Cultural Imaterial da Humanidade

EM PORTUGAL

 

Olá Mundo, nós somos os Caretos de Podence, Macedo de Cavaleiros, Trás-os-Montes, Portugal. A nossa aldeia situa-se aqui no norte do país. Somos poucos, uns 180 habitantes, mas temos preservado os Caretos e comprometemo-nos a manter viva esta nossa cultura e hoje fazemos parte da lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Durante muito tempo fomos poucos Caretos. Como nós, os habitantes de Podence também se reduziram. Ausentaram-se. Foram atrás de uma vida melhor. Muitos têm regressado e nós os Caretos temos crescido e tornámo-nos visíveis aos olhos de muita gente. Aventurámo-nos por aí fora. Demo-nos a conhecer e os governantes de Portugal levaram-nos até à UNESCO e candidataram-nos à inclusão na lista onde figura o Património Cultural Imaterial da Humanidade. Tivemos muita esperança que a candidatura saísse vitoriosa e fomos felizes.

A UNESCO Já nos incluiu na lista onde já figuravam o Fado, o Cante Alentejano, a Dieta Mediterrânica, a Falcoaria e os Bonecos de Estremoz. Agora foi a nossa vez. Somos Património Cultural Imaterial da Humanidade. Somos os Caretos de Podence.

Hoje estamos, ainda, mais felizes. Estamos felicíssimos. Aguardem-nos no próximo Entrudo Chocalheiro. Vão ver o que é a festa dos Caretos de Podence.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: