EM PORTUGAL
Em tempos de Covid-19, em que muitos de nós estamos retidos em casa, quase todos por resguardo social, temos de nos recriar com as ofertas que temos à mão – os livros, tudo o que a internet nos oferece e, claro, a clássica TV. Alguns dirão, falta-nos o futebol – as conferências de imprensa, os jogos, os resumos, os comentários e as suas guerrilhas. Mas, na verdade, sobra algo muito melhor.
Então, para os que gostam de futebol acrescido de um pouco de cultura, existe a Grandiosa Enciclopédia do Lupédio. Passa aos sábados, à tarde, na RTP3. É um programa sobre futebol, mas não é mais um programa desses.
Nele não há comentadores a digladiarem-se, não há guerrilha para absorver as atenções das audiências. É programa de televisão com conteúdos de qualidade, onde há espaço para o espectador se divertir e pensar. Conta histórias interessantes que se passaram nos relvados e nos bastidores do futebol. Mostra os grandes jogadores e os espetaculares golos que marcaram e conta muitas, muitas outras histórias.
Os arquivos da RTP são as principais vedetas deste programa. É deles muita da matéria-prima com que Rui Miguel Tovar, João Nuno Coelho e Carlos Manuel Albuquerque tecem as peças que nos mostram ao sábado. Claro que passam muitos excertos de jogos antigos e também de muitos mais recentes, mas sem pressão e sem brigas.

Deixe uma Resposta