Vindo da ilha de Jersey visitou-me e eu retribuo

EM PORTUGAL

Ilha de Jersey ou Bailiado de Jersey(1) dista de Portugal uns mil e duzentos quilómetros. Não se situa nos confins do mundo, mas só agora dei importância à sua existência como podendo fazer parte dos meus planos de viagens. Despertou-me a curiosidade porque alguém de lá pesquisando chegou até mim. Possivelmente os motores de busca da Internet abriram-lhe as páginas do meu Blog. Fui então tentar saber um pouco sobre esta ilha e sobre as gentes que lá vivem.

Fiquei com uma vontade imensa de a visitar, mas a ilha é britânica e, possivelmente, tenho de ficar confinada ao quarto de hotel durante 14 dias. Não será bem assim, a ilha é autónoma. É melhor verificar as políticas de saúde pública lá implementadas.   

Mas volto a Jersey, gostei daquela visita virtual, não me interessa a forma como chegou até mim. Espero que vá regressando. Eu tento sempre acrescentar algo interessante para as visitas que vêm ao meu encontro propositadamente ou mesmo através dos motores de busca, são todas bem-vindas. 

Mas deixem-me ver mais um pouco sobre a ilha de Jersey. Faz parte do grupo designado por Ilhas do Canal (Jersey, Guernsey, Alderney, Sark,  Burhou, Herm, Brecqhou, Jethou, Lihou). Situa-se a 12 quilómetros da Costa francesa e a 161 do Reino Unido, no Canal da Mancha. Tem soberania britânica. O sistema político é parlamentarista, monarquia constitucional (Coroa britânica).

A Ilha tem 97867 habitantes (censos de 2011). A capital é Saint Helier. A língua oficial é o inglês. A moeda é a libra esterlina. 

Ah sim, e as suas gentes: São de várias proveniências, mas cerca de 8% do total da população de Jersey é de origem portuguesa, na sua grande maioria da ilha da Madeira. Constituem a maior comunidade estrangeira. 

(1) Bailiado: Dignidade, território de jurisdição de bailio; bailio: Comendador nas antigas ordens militares, antigo magistrado judicial – in Lello, Dicionário Prático).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: